sábado, 4 de maio de 2013

MOBILE LEANIRG DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

Estudiosos analisam o avanço do mobile learning

Consultar as notas da escola ou praticar Inglês no celular é uma tendência que está crescendo. O uso de smartphones está aumentando entre os adolescentes e até mesmo incipiente realidade para o mobile learning, aprendizagem através de dispositivos móveis, está começando a abrir novas possibilidades e desafios na educação.
Alguns especialistas em educação e novas tecnologias mostram que a utilização adequada desses dispositivos pode melhorar o desempenho devido ao aumento da participação do estudante em relação ao ensino tradicional. ”Uma das vantagens ao nível de escolaridade é a personalização e o envolvimento dos alunos na sua aprendizagem com novas atividades e até mesmo na construção de novos modelos pedagógicos se movimentando”, diz Santi Caballé, professor da Estudis d’Informàtica, multimídia i telecomunicações da Universidade Aberta da Catalunha (UOC).
Outra grande vantagem é a rapidez e mobilidade como lembra Caballé: “Esta tecnologia permite aprender em qualquer lugar e a qualquer hora”. Numa sociedade hiper-conectado o componente social é vital e isso facilita a aprendizagem móvel, ideal para a aprendizagem ao longo da vida e que a aprendizagem é contínua.
Para Pere Marques, diretor do Grupo de Pesquisa DIM (Didática, Inovação e Multimédia) da Universitat Autônoma de Barcelona (UAB), a mobile learningpara o ensino em sala de aula “é a mais” que estão disponíveis para o centro e faculdade com o objetivo de que “o aluno faça o melhor aprendizado possível com esta tecnologia ou de outra.” Com o avanço do ensino na escola, formação profissional ou universitária “é necessário adquirir as habilidades necessárias, para explorar todo o potencial do smartphone”.
O Mobile learning ainda está em sua infância, mas especialistas apontam para uma “rápida evolução” nos próximos anos. ”A mobile learning está em sua infância, mas está totalmente em expansão, e as pessoas começam a acreditar nesta nova metodologia de trabalho”, diz Martin. O professor da UOC recorda que “no final de 2012, havia no mundo seis biliões de celulares, no final deste ano e será um per capita, em média, ou seja, cerca de sete bilhões de smartphones”, agora há um bilhão e o mobile learning precisa especialmente de telefones inteligentes”.
Especialistas em educação e novas tecnologias concordam que um dos desafios é a formação de formadores para ensinar os alunos, especialmente à geração mais jovem, que são nativos digitais. ”Há muito trabalho a ser feito a partir do ponto de vista da formação de professores, a grande maioria, dos professores não têm smartphones”, diz Marques. “A barreira mais importante é a mudança de mentalidade dos professores até a hora que os nativos digitais se tornarem professores, eles não custam muito para se adaptar e” pensar “em forma de móvel“, acrescenta Caballé, também reconhece que cortes orçamentários podem “retardar” a ascensão dessa aprendizagem.
Embora, como toda a nova tecnologia tenha o seu lado positivo e negativo. Os riscos de telefones celulares também existem nas aulas. Quando estamos em sala de aula com computadores também corre o risco de um aluno ser distraído com  a navegação na Internet, o smartphone se controla mais do que o aluno, por isso, é necessário estabelecer um nível de jogo em sala de aula.
Para o aprendizado móvel ser uma realidade e todos os dias especialistas sublinham a necessidade de começar a adaptar o conteúdo e plataformas para dispositivos móveis, mas “sem esquecer que a indústria de tecnologia tem que andar de mãos dadas no mundo da aprendizagem.” O tempo de marcar o futuro da aprendizagem móvel, a aprendizagem que está aqui para ficar. "Espera-se que até 2015, 80% das pessoas acessem a Internet a partir de um dispositivo móvel. Isso indica que não podemos ir contra. Isso não é o que é, mas o que é. Nós nos adaptamos à onda ou ela vai nos sugar", conclui Martin.
 Criado em 30/04/2013
DISPONÍVEL: http://mlearningpedia.com.br/o-fenomeno-de-expansao-do-mobile-learning

Nenhum comentário:

Postar um comentário