sábado, 4 de agosto de 2012

SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE COAPRENDIZAGEM PARA PROFESSORES(AS)

Lendo o texto “Narrativa transmídia e sua potencialidade na educação aberta”, de Vicente Gosciola E Andrea Versuti, compreendi que há inúmeras formas de se propor atividades  significativas tanto no ensino  presencial  quanto  no  virtual, o  que  importa é  focar  na aprendizagem colaborativa e para ilustrar uma dessas possibilidades transcrevo abaixo a sugestão de atividade, citadas pelos autores como atividades de coaprendizagem, no texto em referência. A proposta desses autores é oportunizar a integração das disciplinas trabalhadas nas escolas aos repositórios externos(REA) e aos recursos tecnológicos. 
Atividade de Coaprendizagem
Autor: HPImagens
Fonte: YOUTUBE
Descrição: Fanfiction em animação para um final alternativo à história de Harry Potter
Objetivos: Identificar diferentes maneiras de criação de fanfiction.
Licença Aberta: Creative Commons CC-BY [atribuição - reutilização permitida]
Como atividade de coaprendizagem podemos propor aos alunos a redação de uma fanfic e sua extensão para um projeto transmídia sobre Harry Potter, de forma colaborativa, usando o google docs, por exemplo. E podemos solicitar que produzam um vídeo a partir de imagens dos personagens, editando-o de acordo com as novas versões da “estória” criada. Ainda podemos solicitar que recriem imagens licenciadas com Creative Commons de acordo com as fanfics criadas.
Toda essa produção de conteúdos por parte dos professores e alunos pode contar com o apoio de aplicativos livres como os sugeridos pela Tool-Library do projeto europeu OpenScout, http://openscout.kmi.open.ac.uk/tool-library/. Por exemplo, para planejar ou escrever o roteiro de um projeto com narrativa transmídia há o aplicativo Twine, http://openscout.kmi.open.ac.uk/tool-library/pg/view/2899. E para um planejamento do desenrolar da narrativa transmídia -entre professores, alunos, conteúdos e locações-, há o Timetoast, http://openscout.kmi.open.ac.uk/tool-library/pg/view/9551. Na necessidade de oferecer uma apresentação do projeto, antes ou depois de sua realização, há o Capzles, http://openscout.kmi.open.ac.uk/tool-library/pg/view/9552. E para a edição de vídeo há os aplicativos que acompanham o próprio sistema operacional do computador, ou os que estão disponíveis na web na categoria free software, tais como o Free Video Dub, http://www.dvdvideosoft.com/products/dvd/Free-Video-Dub.htm, só para citar um exemplo.
DISPONÍVEL EM:http://oer.kmi.open.ac.uk/?page_id=428

O QUE É NARRATIVA TRANSMÍDIA?


A narrativa transmídia é basicamente uma grande história. O que a diferencia de outras grandes histórias é que ela é dividida em partes. A mais importante delas é a história principal, que não conta tudo porque é complementada por histórias adicionais. Outra característica que a torna mais singular ainda é que cada uma dessas histórias é veiculada por um meio de comunicação diferente, definido por ser aquele que melhor consiga expressá-las.
Para viver uma experiência plena num universo ficcional, os consumidores devem assumir o papel de caçadores e coletores, perseguindo pedaços da história pelos diferentes canais, comparando suas observações com as de outros fãs, em grupos de discussão on-line, e colaborando para assegurar que todos os que investiram tempo e energia tenham uma experiência de entretenimento mais rica. Por exemplo, uma série de TV, Heroes (2006-2010) de Tim Kring, veicula a história principal enquanto sites, blogs e história em quadrinhos oferecem as complementares. Nesse caso, a escolha da história em quadrinhos foi feita para contar a história do artista plástico, uma das personagens que aparecem na série da TV, que tem como poder prever o futuro através de suas telas pintadas. Na HQ fica bem mais agradável e favorável apreciar as telas, por possibilita ao leitor o tempo que quiser para verificar detalhes nas telas que na TV não é possível. Sendo assim, como poderíamos verificar o potencial transmidiático da marca Harry Potter na educação?

PAULO FREIRE

A Lousa Digital Interativa chegou! E agora?

A Lousa Digital Interativa chegou! E agora?: Desmistificando o uso da lousa digital interativa.

OERBOOK

Comunidade de Aprendizagem - Perspectivas sobre a Aprendizagem Aberta ea Distância: Recursos Educacionais Abertos e Mudanças no Ensino Superior: Reflexões a partir da prática

Comunidade de Aprendizagem - Perspectivas sobre a Aprendizagem Aberta ea Distância: Recursos Educacionais Abertos e Mudanças no Ensino Superior: Reflexões a partir da prática