terça-feira, 23 de julho de 2013

O QUE É DESIGN THINKING?

Design Thinking (Design Thinking) é a expressão da forma como os projetistas pensam, sistematicamente aplicada ao processo de inovação e solução de problemas complexos. É uma mentalidade e uma ferramenta para a tomada de ação quando confrontados com desafios difíceis, com base na crença de que todos podem fazer parte de um futuro melhor. Essa uma forma de pensar  necessária para a educação. Faculdades e escolas ao redor do mundo enfrentam muitos desafios a cada dia e os professores precisam de novas perspectivas e ferramentas para responder a elas o Design Thinking é um deles. Então, IDEO desenvolveu um guia (toolkit) para os educadores, contendo os processos e métodos para projetar, adaptados especificamente para o contexto da educação. Ele oferece novas maneiras de ser de design intencionalmente  colaborativo em  seu projeto e  estimula os professores  na criação  soluções com impacto. IDEO tem usado processos, métodos e ferramentas semelhantes para resolver complexos e experimentou como o Design Thinking. O método trabalha 05 fases:
Descobrir: Eu tenho um desafio que enfrentamos como?
Interprete: Eu aprendi uma coisa como você interpreta?
Conceber: Eu vejo uma oportunidade como faço?
Experiência: Eu tenho uma ideia de como eu faço?
Evolve: Eu tentei algo: como faço para evoluir?


Para maior aprofundamento do tema, faça o download do kit de ferramentas completo  no endereço a seguir: http://www.designthinkingforeducators.com/
O livro está em inglês, estou lendo e breve divulgarei tradução neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário